15 DICAS PARA QUEM VAI VIAJAR PARA O CHILE PELA PRIMEIRA VEZ

Oiii gente o post de hoje é sobre viagem (adoro falar de viagem, rsrs). Em 2017 fui para o Santiago no Chilo, pois a pessoa aqui era louca para ver neve. Como fui no final da temporada e logo depois veio a primavera e acabei nem fazendo post somente vídeos mesmo (videos AQUI). Mas agora como estamos no inicio do período de frio vou dar algumas dicas baseado na minha experiencia. Espero que gostem e se conhecer algum que vai pra lá, já compartilha ok?!


1ª PASSAPORTE
Praticamente para todos os países da América do Sul, os brasileiros não precisam de passaporte, somente o RG mesmo (ATENÇÃO: tem que ser RG não pode ser habilitação hem), e essa tem que ser com menos de 10 anos de uso, se for muito antiga também não vale e acredito que você nem sai do Brasil.
Se atente se você casou recentemente e alterou o sobrenome, pois é preciso tirar um novo RG com o novo nome.




2ª DINHEIRO
A moeda do Chile é o Peso Chileno, eu aconselho você trocar um pouco, um pouco mesmo aqui no Brasil em casas de cambio (eu troquei o meu nas casas que ficam dentro de shoppings) e o restante você troca lá pode trocar dentro do aeroporto assim que chegar ou no centro de Santiago, tem muitas casas lá. 




3ª IDIOMA
Se você está pensando como eu pensava "Como eu vou me comunicar com eles, vou entender, dá pra se virar, tenho que dar um Up no espanhol?" Calma, nada disso. Da super para entender o que eles falam e quando não dá, a gente se entende. Os Chilenos são receptivos e se você não os entendem ou vice-versa é só ter paciência e abusar da mimica ou imagens. Uma coisa que me ajudou muito foi baixar o Google Tradutor no celular, assim as palavras que eu não entendia eu pesquisava. Só não esqueça que o espanhol tem muitos Dialetos (maneira de falar, linguagem própria de um país) então nem tudo vai ter no tradutor.



4ª HOSPEDAGEM
Quando eu comprei a viagem eu fiz um pacote pela CVC comprei no mês de Janeiro para viajar em Agosto. O Hotel que eu fiquei se chama Capital Apart Hotel foi escolhido conforme o preço do pacote, ele fica no centro de Santiago. A localização é boa, os quartos são ok, estava incluso café da manhã, os atendentes falam um portunhol rsrsr da pra se virar tranquilo. Não tenho o que falar do Hotel eu gostei muito.
Para quem quiser referenciarias de hotéis, antes de fechar o meu pacote eu pesquisei  no site Tripadvisor.





5º TRASLADO AEROPORTO/HOTEL
Infelizmente quando fechei o pacote não inclui o transporte para o hotel e me arrependi. Assim que você desembarca como em todo lugar, tem aquelas pessoas oferecendo transporte para o hotel, fechamos por 20.000 pesos por pessoa depois achamos outras pessoas fazendo por 15.000 pesos e se tivéssemos fechado junto ao pacote sairia mais em conta ainda. Então vale a pena pesquisar bastante sobre isso.




6ª CELULAR
Bom pra quem não sabe se você sair do Brasil com o seu celular, com o plano convencional seja pré pago ou pós pago, ele irá ficar sem sinal, mas o Wi-Fi vai conectar tranquilo. Com eu ia passar poucos dias, não vi a necessidade de trocar de chip ou fazer algum plano, acabei utilizando somente o wi-fi mesmo. Em praticamente todos os lugares tem internet.



7ª TOMADAS ELÉTRICAS
Bem antes de viajar eu comprei um adaptador universal no mercado livre e utilizei muito ele. As tomadas no Chile são de 3 pinos (imagem abaixo) eu liguei tudo nele, celular câmera, secador, chapinha. 




8ª ÁGUA MINERAL
Em um lugar frio imaginamos que não vamos beber muita água, isso é um engano. Não sei o que acontece lá mas é uma sede o tempo todo. No hotel não tinha água, somente água da torneira então compramos um galão no mercado de 5 litros da Nestlé, água muito gostosa.  




9ª ALIMENTAÇÃO
Não espere comer arroz e feijão igual no Brasil. Simplesmente lá não tem isso! Quero dizer tem, mas é bem diferente e difícil de achar. Lá tem muita carne de todo jeito, principalmente de porco, tem babatas, algumas saladas, pizza, tem bastante tempero nas comidas e tem o famoso guacamole em praticamente todos os lanches.





10ª PROTETOR SOLAR
As temperaturas são baixas e a pele fica seca muito rápido e começa a rachar. A minha pele é mista e precisei passar muito protetor solar no rosto e usar protetor labial o tempo todo. Por mais que estava um céu azul e sol a temperatura era de 7ª graus. Então não esqueça de levar esses itens na sua viagem.  




11ª ROUPA DE NEVE
Muita gente fala em alugar roupas eu pesquisei bastante e preferi comprar as minhas. As blusas de frio (3ª camada) comprei no Aliexpress assim que fechei o pacote, as demais como tenis, 2ª pele e calça (3ª camada) comprei na Decathlon, achei que compensou bastante, pois algumas peças eu consigo usar aqui no Brasil. 




12ª SUBINDO A CORDILHEIRA
O que muita gente não imagina é o tanto de curvas que você enfrentará até chegar nos parques (Colorado, Farellones e Vale Nevado). Se você enjoa fácil leve um remedinho pra tomar antes, se não, a minha dica é ir nos bancos da frente pra você ver as curvas, isso me ajudou e não ter um treco rsrsrs.




13ª COMPRAS NO CHILE
Como em qualquer outro lugar fora do Brasil , tudo é mais barato (tudo não só 90% os outros 10% é o mesmo preço), então o que você procurar vai achar mais barato, como  perfumes, vinhos, chocolates, lembrancinhas. Eu comprei vários perfumes em shoppings, chocolates no mercado Lider, itens de beleza no mercado Jumbo, enfim da pra comprar muita coisa em conta. Eu fiz um vídeo só de compras no Chile.
Clique no PLAY para assistir.


                                          



14ª CARTÃO DE CREDITO
Para muitos é um tormento usar o cartão fora do Brasil muito se ouve que não dá certo, e a minha opinião é que tem fazer as contas e ver se compensa. O meu, eu habilitei pelo telefone somente para os dias que eu iria ficar em Santiago. Fiz uma compra pequena só para entender como funcionava e não tive problemas. Realmente o banco faz a conversão para o Real no dia do fechamento da fatura.  



15ª QUANDO IR AO CHILE
Se você for para ver neve com eu ,vá no inverno, sempre terá neve lá na temporada, o que pode mudar é a intensidade. Eu fui no inicio de Agosto tinha muita neve acumulada no Vale Nevado e em alguma partes ela já estava dura, ou seja estava derretendo. Em Farellones dava para brincar, mas tinha pontos com lama e água.



Como falei no inicio, fiz vídeos dos dias que eu fiquei lá, cliquei no PLAY para conferir.
Espero que tenham gostado do post. Bjo e obrigada.

                                                

                                                    

                                                    



Inscreva-se no meu canal no youtube: SilSoares

Me acompanhe nas redes sociais: 
Facebook |Instagram : SilSoaresss